Veja como ficou a sede do SINTE depois da Reforma

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Educação especial - Uma reflexão!

Segue texto de companheiros da corrente de oposição “Educadores em Luta” que atuam na educação especial em Roraima:


É necessário que façamos uma discussão aberta sobre a inclusão escolar que vem acontecendo. Em primeiro lugar, perguntamos a quem realmente favorece? Para darmos resposta a essa questão temos que verificar o que nossos alunos inclusos precisam para ter uma inclusão mais digna, que com certeza podemos responder que é ter uma profissão e um convívio social. É o que a escola pode e deve oferecer, pois são alguns de seus papéis. A questão que sempre nos deparamos é que muitos inclusos, não vêem nenhum sentido nos conhecimentos científicos e dessa forma vem o impasse, a escola deve mudar o seu papel para atender esses alunos? E os outros, como ficam? A quem os professores devem satisfazer? Existe de fato um meio termo?
Quando falamos de alunos cegos, temos a clareza que além de adaptação física teremos um material em Braille e fica resolvido.
Quando falarmos de surdos, basta a comunidade escolar aprender Libras e interagir com eles.
Quando falamos de cadeirantes, pensamos em elevadores, rampas, portas e resolvemos, mas quando falamos de deficientes mentais (DM), que não vêem o menor sentido em tudo que a escola ensina, é que nos deparamos com toda discussão a que nos referimos anteriormente, ou seja, mesmo que tenhamos estrutura física preparada, professores capacitados, a inclusão não é possível.
Imaginamos um professor que tenha em suas salas, alunos surdos, cegos, DM e cadeirantes. Ele vai planejar sua aula normalmente, depois transcrever para o Braille, preparar um material visual para os surdos, e uma outra atividade para os DM`s. Isso faria com que ele triplicasse o tempo de planejamento. Na aula ele teria que falar em duas línguas, isso é possível?
É muito fácil e muito bonito defendermos a inclusão escolar, afinal de contas sai muito mais barato e atrasa o desenvolvimento dos alunos, que é esplendoroso para quem está no poder. Importante, é a inclusão social, para isso temos que respeitar as diferenças e atender a todos, levando em conta cada particularidade. Afinal aqueles que são minoria também têm direito ao desenvolvimento.

Nenhum comentário: