Veja como ficou a sede do SINTE depois da Reforma

domingo, 8 de maio de 2011

A história dos macacos.

Você já ouviu a história dos cinco macaquinhos?

Era uma vez um grupo de cientistas que resolveu fazer um experimento com macacos… Colocaram cinco em uma jaula, uma cadeira e um cacho de bananas no lugar mais alto da jaula de forma que só se conseguisse alcançar as bananas subindo na cadeira.
Quando um dos cinco macacos subia na cadeira pra pegar as bananas, os que estavam em baixo eram atingidos por um jato de agua gelada. Toda vez que algum deles subia na cadeira, os outros tomavam o banho de agua fria… Ate que apos algumas tentativas, quando algum deles tentava subir na cadeira os outros puxavam pra baixo e enchiam ele de porradas. Apos alguns dias, os cientistas substituíram um macaco por outro que não conhecia a treta da agua fria. A primeira coisa que esse fez foi subir na cadeira, e ser derrubado dela na base da porrada. Sequer deu tempo dos cientistas darem o banho de agua fria nos outros.
Apos alguns dias, trocaram mais um macaco por outro que também não conhecia a história da agua fria… Na primeira tentativa de subir na cadeira, todos os outros macacos baixaram porrada nele, inclusive o q havia sido previamente substituído e ainda NAO tinha tomado um banho de agua fria.
Assim foi sucessivamente ate q todos os macacos originais foram trocados, e nenhum dos macacos que estavam na jaula tinha ainda tomado o banho de agua fria, mas, no entanto, todos eles batiam em qualquer um que tentasse subir na cadeira…

Pare de agir como macaco!
Não seja como os macacos da história acima. O ser humano é dotado de um poder enorme, de uma inteligência surpreendente. É uma pena que as pessoas tenham preguiça de usar esta inteligência, é uma pena que tenham preguiça de pensar. Então, comece agora mesmo a refletir sobre suas crenças e sobre seu comportamento. Você faz as coisas que faz porque gosta e porque quer, ou faz somente porque alguém (um pastor, um padre, seus pais, um professor etc.) disse pra você que você tem que fazer assim?
Esta história dos macacos reflete o quanto somos manipulados e condicionados á seguir sistematicamente as crenças estabelecidas pela sociedade, sem ter ao menos o direito de contestá-las.

Um abraço,
Everton Spolaor

Nenhum comentário: