Veja como ficou a sede do SINTE depois da Reforma

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Conlutas-RN realiza debate sobre tragédia no Haiti

Solidariedade

Na noite do dia/10/02/2010, a Coordenação Nacional de Lutas no RN (Conlutas-RN) realizou um debate sobre o trágico terremoto que atingiu o Haiti e as consequências da ocupação militar que este país enfrenta há quase seis anos. Na mesa, estiveram presentes o professor da Rede Estadual de Ensino e militante do PSTU, Dário Barbosa, o professor de Ciências Sociais da UFRN e membro do PSOL, Robério Paulino e o também professor da UFRN, Antônio Lisboa, que esteve no Haiti recentemente. O debate reuniu cerca de 50 pessoas na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do RN (Sindsaúde), em Natal.

Em sua fala, Dário Barbosa denunciou o objetivo criminoso das tropas de paz da ONU, lideradas pelo exército brasileiro e pelo governo Lula. "Não há nada de humanitário nas ações daquelas tropas no Haiti. Estão lá apenas para garantir que os trabalhadores haitianos não lutem por melhores condições de vida e trabalho. O exército brasileiro está reprimindo greves e manifestações estudantis. Mataram dois operários e um professor universitário.", afirmou.

Dário Barbosa lembrou, também, que a miséria e a exploração sofrida pelo povo haitiano agravaram ainda mais as consequências do terremoto.

O professor Robério Paulino afirmou que é preciso denunciar os EUA, o Brasil e a ONU pelos quase seis anos de ocupação e repressão ao povo do Haiti. Entretanto, disse também que é igualmente necessário enviar uma verdadeira ajuda humanitária, que permita aos haitianos reconstruirem seu país.

Além disso, o professor apresentou dados preocupantes sobre as condições de vida do povo. "No Haiti, 1% da população concentra 60% da riqueza do país.", disse.

Já Antônio Lisboa, que esteve no Haiti no ano passado numa delegação da Conlutas, relatou qual era a situação do povo antes do terremoto, como se agravou depois da tragédia e defendeu que todas as tropas de ocupação devem sair imediatamente do país.

Lisboa também denunciou o papel que cumpre a ONU no Haiti. "As tropas da ONU dizem que é preciso restituir a segurança na área. Isso significa impor uma grande exploração ao povo haitiano, garantindo que as empresas estrangeiras lucrem bastante pagando salários equivalentes a R$ 115.", afirmou.

Ao final do debate, o professor Dário Barbosa propôs ampliar ainda mais a campanha de solidariedade ao Haiti, usando cartazes e até outdoor. Também foi sugerido a realização de um show beneficente com artistas potiguares.
 
Fonte: Sintecearamirim.blogspot.com

Nenhum comentário: