Veja como ficou a sede do SINTE depois da Reforma

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A Semana Pedagógica sem fundamentação e muitos problemas

A semana pedagógica termina com expectativas

Depois dos diretores, vices e coordenadores pedagógicos se reunirem para receber as determinações do estado sobre as diretrizes e mudanças nas aplicações técnico-metodológicas durante o ano letivo de 2010, o fato se conclui com o repasse aos professores, e como sempre o que aparece de novo só são as questões burocráticas advindas dos gabinetes com iniciativas unilaterais e jogada para as escolas sem nenhuma discussão e capacitação prévia para os professores que quase nada tem a fazer, a não ser ter que engolir e tentar digerir junto com o aluno, onde passarão, juntos, a ser o patinho feio de toda cadeia técnica burocrática descomprometida com o ensino de qualidade do sistema educacional brasileiro.
E.E 11 de Agosto em sua XIV edição.
A nosso ver, pena que os assessores dos governos não sabem disso, ou se sabem, assessora mau, em um mundo globalizado como ora vivemos, onde a vulnerabilidade também o é. Neste sentido, cada unidade educacional deveria ter o seu quadro munido de uma composição multiprofissional (pessoal de apoio, professor, pedagogo, psicopedagogo, assistente social, psicólogo, psiquiatra médicos e outros), todos capacitados periodicamente, bem remunerados e com boas condições de trabalho. O que não é o caso na atual realidade da escola, onde o quadro é composto precariamente por professores (estagiários) e o profissional de apoio (terceirizado), desvalorizados (sem plano de carreira, desarticulados (professores em um canto, apoio em outro, como se a escola não fosse uma unidade), onde só tem deveres e não direitos.
E. E. Zenon de Souza tambem tem seus problemas
Assim, torna-se impossível continuar, compromete o relacionamento interpessoal, visto que o governo joga a responsabilidade nua e crua para os diretores das unidades de trabalho e, diga-se de passagem, o objetivo é promover o atrito entre este e o universo do quadro da escola que ambos são trabalhadores, e geralmente por não entenderem esse jogo mesquinho do sistema, findam brigando entre se e os poderosos que governam para o capitalismo apreciam de camarote o produto das armadilhas, enquanto se articulam burocraticamente para as próximas investidas danosas contra os interesse e capacidade de harmonia dos trabalhadores.
Na Esc. Paulo Abilio não é diferente
O dilema é sempre o mesmo: imposições, turmas superlotadas, improviso funcional, arrumadinho pra uns, inferno pra outros, interferências externas nas escolas, luta em causa própria, fraudes e outros que quase nada tem a ver com o trabalhador, mas sempre são estes, na visão do poder, os culpados pelo fracasso do ensino e da própria Educação Pública.
Faltou aqui o registro da Escola Anália Costa e A Dina de Brito que oportunamente faremos.
A nós, camaradas, resta a organização de verdade (abominamos a enganação)!

A nós, camaradas, resta a verdadeira luta (abrangente, intensa e coesa)


P.S1 - Vejam essas e outras matérias no blog: www.sinteregionaldeumarizal.blogspot.com

P.S2 - ouçam o programa educação e luta de classe todas as terça-feiras na Rádio Vida - Martins


Felicidade e um fraterno abraço!

G a b r i e l - Dir. de formação sindical

Reg. do SINTE - Umarizal/RN

P.S - "O capital é trabalho morto, o qual, como um vampiro, vive apenas para sugar o trabalho vivo, e quanto mais sobreviver, mais trabalho sugará". (Karl Marx)

2 comentários:

Anônimo disse...

parabéns pelo blog do Senter, pois estava precisando. Sou aluno do 11 de Agosto , onde foi eleito a chapa do compromisso e da responsabilidade, isto era o lema dele , q até hoje não teve merenda , pq o dinheiro está no Banco , mas os diretor responsável não se deu o luxo de ir no Banco atualizar a conta , o dinheiro ta na conta , mas só q está D.Ritinha como presidente.Q vergonha pro diretor EVERTON e ALDERINA tão prepotente , teve o mes de janeiro e fevereiro e não se deu o luxo de atualizar a conta.Se fosse Heraldo era irresponsável e vc é o q? O CORONEL, vou me transferir desta Escola, vcs nem se preocupa com os alunos o governo manda o dinheiro pra comprar a merenda .Qual vai ser a justificativa.

Anônimo disse...

A direção do Sinter de Umarizal está de Parabéns .Enquanto a Direção do 11 de Agosto está a pior de Umarizal,ele mal fala com a gente é só trancado na sala mais Alderina ou Clovis, pensa q é o prefeito ou juiz , q pobreza de espírito?